Doenças

Fissura Anal

A fissura anal é uma pequena úlcera linear, um corte ou ruptura do revestimento do canal anal. Apesar de poder ocorrer em qualquer faixa etária e sexo, essa doença é comum e atinge, principalmente, os adultos jovens.

Sintomas:

  • Dor na região do ânus, durante e após as evacuações, acompanhada de sangramento;
  • Prurido (coceira);

Relação entre fissura anal e intestino preso

Existe uma forte relação entre a prisão de ventre e a fissura anal. Isso ocorre porque as fezes endurecidas, muito comum em pessoas que apresentam constipação, podem causar feridas no ânus no momento da evacuação, o que acaba gerando o aparecimento de fissuras.

Para evitar essas duas doenças, é muito importante ter hábitos que auxiliam no bom funcionamento do intestino, como beber bastante água, consumir alimentos ricos em fibras e praticar atividades físicas regularmente. Além disso, atenção para o momento da higiene, evitando o uso de papel higiênico.

Tratamento

Para iniciar, dependendo da individualidade de cada paciente, pode ser indicado banhos de assento com água morna, pomadas anestésicas e que relaxam a musculatura do esfíncter anal, dieta rica em fibras, etc. Em outros casos, quando as fissuras demoram para cicatrizar, o ideal é realizar uma reavaliação para verificar a necessidade de um procedimento cirúrgico.

Agende sua consulta

Gostaria de esclarecer alguma dúvida ou agendar uma consulta?
Entre em contato comigo.

Endereço

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3421
Conj. 508 - Jardim Paulista
São Paulo - SP