Doenças

Cisto Pilonidal

A doença pilonidal afeta a pele e subcutâneo da região sacrococcígea (região do cóccix). Está ligada ao trauma repetido nesta região associada a presença de pêlos entre as nádegas (sulco interglúteo). É mais comum em homens em idade jovem.

Tem como fatores de risco: sobrepeso ou obesidade, ficar muito tempo sentado, trauma repetido na região do cóccix, má higiene e história familiar de doença pilonidal

Sintomas

Os sintomas geralmente aparecem quando há inflamação ou infecção. A região fica inchada, dolorida e avermelhada. Pode haver saída espontânea de secreção com pus.

Na fase de infecção, o tratamento é a drenagem cirúrgica, que pode ser feita em consultório ou no pronto socorro sob anestesia local.

TRATAMENTO

Após melhorar o quadro infeccioso, deve-se pensar em realizar tratamento cirúrgico definitivo. Normalmente indica-se cirurgia apenas se a doença traz sintomas.Existem diversas técnicas de cirurgia.

A cirurgia aberta é ótima e traz excelentes resultados, porém exige cuidado intenso no pós operatório, com curativos 2-3x/dia por aproximadamente 8 semanas.

A técnica a laser é menos invasiva, com recuperação mais rápida e também traz ótimos resultados.

Agende sua consulta

Gostaria de esclarecer alguma dúvida ou agendar uma consulta?
Entre em contato comigo.

Endereço

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3421
Conj. 508 - Jardim Paulista
São Paulo - SP