Blog
Retocele: entenda o que é e quais os seus sintomas
Trata-se de uma disfunção do assoalho pélvico, caracterizada pela projeção da parede anterior do reto sobre a parede posterior da vagina através de uma herniação vaginal.
A causa da retocele é o enfraquecimento entre a parede posterior a vagina e a parede do reto. A Retocele é mais comum em mulheres que tiveram gestações e partos pois muitas vezes durante o parto normal o períneo é lesionado. Contudo, não é apenas a esse grupo, mulheres que não estiveram grávidas também podem ter a retocele, principalmente as que tem a idade avançada e doenças degenerativas.
A retocele pode ser muitas vezes assintomática, mas quando há sintomas eles são:
Dificuldade para evacuar;
Sensação de evacuação incompleta;
Sensação de abaulamento vaginal durante esforço físico;
Dor na relação sexual;
Sensação de plenitude retal.
O diagnóstico da retocele deve ser feito por um médico através do exame na região anal e vaginal. Exames de imagem como ressonância magnética e defecografia também ajudam a detectar a doença.
Os tratamentos para a retocele são ministradas pelo médico de acordo com a gravidade do caso, podem ser desde medidas alimentares, como ingestão de fibras e líquidos que ajudam a evacuar. Se o caso for mais grave o médico pode indicar um tratamento cirúrgico.
Agendamentos de consultas: (11) 96465-4605; (11) 3884-0762