Blog
Divertículos e Diverticulite
Vamos falar de Doença Diverticular dos Colons.
Ter Divertículos quer dizer que tenho Diverticulite Aguda?
A resposta é: Não. Ter Divertículos não significa que você tem diverticulite, mas é preciso ficar atento.
Divertículos são pequenas saculaçōes que surgem na parede do intestino grosso. Na verdade eles podem existir em outros órgãos como esôfago e intestino delgado (intestino fino), mas aqui falaremos dos Divertículos do intestino grosso.
Podem ser observados em exames como a colonoscopia e tomografia do abdome.
Os Divertículos são muito comuns, principalmente na faixa etária a partir dos 40 anos, e a incidência vai aumentando conforme aumenta a idade, podendo chegar a 60% na população de 60 anos. Mas é uma minoria dos pacientes que terão sintomas.
Uma porcentagem baixa da população com doença diverticular terá complicações: INFLAMAÇÃO (Diverticulite) ou SANGRAMENTO 🩸 (Hemorragia digestiva). Destes, uma porcentagem também pequena vai necessitar de internação e ainda uma minoria vai precisar de tratamento cirúrgico de urgência.
Os sintomas da Diverticulite são: dor na região inferior esquerda do abdome, náuseas, febre.
O tratamento na fase aguda pode ser feito com antibióticos e analgésicos, porque a maioria dos casos é leve. Alguns casos irão precisar de procedimentos como punção, e outros vão precisar de cirurgia, dependendo do estágio da infecção.
Existem algumas complicações crônicas decorrentes de inflamações de repetição, como estenose do intestino que pode levar a sua obstrução, e fístula para outros órgãos (aderência da área afetada do intestino com algum outro órgão como bexiga por exemplo). Nesses casos, o tratamento costuma ser cirúrgico.
ATENÇÃO! Não é necessário excluir sementes e grãos da dieta se você tem divertículos! A não ser que eles estejam inflamados!
É muito importante manter o bom funcionamento do intestino, então é recomendado ingestão de fibras e água, para evitar complicações dos Divertículos!